Com o fácil acesso a celulares cada dia mais cheios de utilidades. Não é difícil você estar no onibus e ser incomodado pela pessoa no assento de trás gritando e acordando o onibus todo ou no meio do almoço a pessoa na mesa ao lado atende o celular e começa a fazer uma reunião, acabando com o seu apetite.
Por isso hoje vamos dar algumas sugestões de como utilizar o seu celular sem atrapalhar as pessoas a sua volta.

1 – “Alô? Onde você está? ” – Quando ligar para o celular de alguém, a primeira coisa a fazer é identificar-se, a pessoa pode não ter seu número gravado e em seguida perguntar se ela pode falar naquele momento em vez de questionar “Onde você está?”. A pessoa pode estiver no meio de um encontro, no banheiro ou em um lugar “impróprio”. Não faça esse tipo de pergunta, mesmo que tenha muita intimidade com seu interlocutor.

2 – “Empresta seu telefone?” – As tarifas telefônicas não são nada baratas. Por isso, evite pedir o celular emprestado para fazer ligações. Se for urgente, tudo bem, explique que é importantíssimo, mas seja breve!

3) Recebendo ligações – Não estenda muito o papo quando alguém ligar para você. Se a pessoa terminou o assunto dela, não queira emendar o seu e contar uma história. Diga que tem algo para conversar e que liga depois.

4 – Silêncio – Existem certas situações que exigem que o aparelho seja desligado ou, no mínimo, fique no “vibra call”. Sessões de teatro e cinema exigem silêncio do aparelho, por uma questão de respeito com quem está em volta e no caso do teatro não atrapalhar a concentração de quem se apresenta. Desligue-o quando for se reunir com um cliente importante ou participar de uma entrevista de emprego. Em almoços de negócios e reuniões profissionais, também haja da mesma forma. Se celular estiver no vibra, deixe tocar e quando acabar o evento retorne a ligação. Caso seja uma ligação importante (caso de vida ou morte) peça desculpa se retire do local e atenda.

5 – O telefone que toca – Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente. Se for preciso atender, siga as instruções anteriores.

6 – Onde guardar – Guarde o celular na bolsa ou pasta, mas dentro da divisão especial ou num bolso interno de fácil acesso. Situações em que o celular toca estridentemente e a dona toda afobada revira a bolsa toda para achar o aparelho são um “mico”!

7 – Ligação no meio de um grupo – Quando estiver no meio de um grupo de pessoas e receber uma ligação, peça licença e afaste-se para atender e fale baixo. Ninguém precisa ficar por dentro dos seus assuntos pessoais ou profissionais.

8 – Não deixe ninguém esperando – Imagine a situação: Você está no restaurante, no meio de um encontro e a sua mãe liga querendo contar “a última noticia da familia”. Por mais curioso que você estejas, não emplaque uma conversa. Diga que no momento não pode falar e que telefona mais tarde para saber as novidades. Coloque-se no lugar de quem divide a mesa: imagine que desagradável ficar sozinho com cara de paisagem, fingindo que não está ouvindo o papo e esperando você desligar?

9 – Falando em público – Você pode falar à vontade em lugares públicos como shopping, academia, rua, lanchonete, banco etc. Mas sempre com o cuidado de conversar num tom baixo de voz, pois além de ser feio ficar de papo em alto e bom som, ninguém é obrigado ficar te ouvindo.

10 – Retornando ligações – Fica a seu critério retornar ligações não atendidas de números que você não conhece. Agora, se você conhece, é de bom tom ligar de volta. Se a pessoa deixar recado na caixa postal, manda a educação responder ao chamado.

11 – Respeite horários – Nem todo mundo desliga o celular quando está dormindo. Por isso, respeite a regrinha básica de horários para ligações: não chame antes de 9 horas e depois de 22 horas. A não ser, é claro, que se tenha combinado previamente a ligação.

12 – Olha o passarinho! – Com essa tecnologia toda de celulares que fazem de tudo, os aparelhos com câmera agora são bem comuns. Mas não ouse dar uma de inconveniente e sair tirando fotos das pessoas. Nem todo mundo gosta de fazer pose e dizer “xis!”. Tenha bom-senso e pergunte antes de tirar  foto.

As mesmas dicas valem para as mensagens e uso da internet no celular.