Diariamente milhares de mulheres alcançam um momento tão almejado, o de ter um filho pela primeira vez em seus braços. Seja o primeiro, o segundo, o terceiro, …, a emoção é sempre diferente! A mãe pode ser a mesma, mas a experiência, o momento, a maturidade são igualmente incomparáveis.
Mas nesse momento tão especial de ver o rostinho do bebê pela primeira vez, você sabe o que será feito com ele assim que ele deixar o ventre materno?
Nas próximas semanas você conhecerá, aqui, alguns dos procedimentos médicos realizados no momento do parto e logo em seguida, para bebês de baixo risco.
Inicialmente o pediatra, normalmente, um neonatologista (que cuida de recém-nascidos até 28 dias de vida), será o responsável pelos primeiros cuidados, então, ele deve estar informado sobre:

  • o tempo de gravidez,
  • se a bolsa com líquido amniótico já rompeu, como era o líquido que foi eliminado, há quanto tempo ocorreu a ruptura e
  • se há algum sinal de infecção.

Em seguida, já no momento em que o obstetra recebe o bebê pela primeira vez, isto é, já no final do trabalho de parto, ele deve informar ao pediatra sobre condições como:

  • choro,
  • respiração e
  • tônus muscular.

Se todas as condições acima forem dentro do esperado pelo pediatra as condutas seguem uma rotina comum:

  1. o recém-nascido (RN) é colocado sob uma fonte de calor radiante, para que se mantenha aquecido,
  2. o RN é colocado em posição com a cabeça próxima ao pediatra para que ele possa em seguida aspirar as vias aéreas,
  3. a aspiração das vias aéreas (boca e nariz) acontece para limpar a boca, faringe (garganta) e nariz, de líquido, muco, sangue e restos do líquido amniótico que possam estar presentes,
  4. isto feito, são trocados os panos em que o bebê está, para que ele fique mais aquecido em um pano que não está molhado,
  5. o RN é reposicionado e então são avaliadas respiração, freqüência cardíaca e a coloração da pele.

Estas são as condutas imediatas. Mais algumas coisas serão realizadas antes de o bebê ser apresentado para seus pais, como por exemplo o Boletim de Apgar, mas sobre isso e mais, falaremos na próxima semana!
Até lá!